IDL dedicou semana às línguas portuguesa, inglesa, francesa e castelhana.

2015-02-14 15:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Semana das Línguas no Instituto Duarte de Lemos incentivaram os alunos à descoberta de vários países e dos idiomas. No dia 9 de fevereiro, a língua francesa esteve em destaque com a dinamização do concurso “Jeu de Lóie”, cujo público alvo foi o 6.º ano.

Desta forma, estes alunos tiveram a oportunidade de dar os seus primeiros passos nesta língua, que poderá ser a sua opção no próximo ano letivo. Houve ainda a dinamização da cinemateca francesa para os alunos do 3.º ciclo e, ao longo do dia, esteve patente uma exposição de trabalhos de alunos sobre os diferentes monumentos franceses.

“A minha pátria é a língua portuguesa” foi o mote do dia 10 de fevereiro, dia dedicado à língua portuguesa. Os alunos do 5.º ano tiveram a oportunidade de visitar a Biblioteca Municipal, onde foram presenteados com um conto.

Os restantes alunos estiveram envolvidos no concurso “Tu e o Livro”, onde foram atestados os conhecimentos destes jovens no que concerne à língua portuguesa. Houve ainda lugar para uma Oficina de Poesia que decorreu na biblioteca escolar, tendo os alunos mostrado aptidão para este tipo de texto. A exposição, que esteve patente no átrio da escola, visou marcar algumas datas importantes no que se refere à língua portuguesa.

O dia 12 de fevereiro foi dedicado à língua castelhana com a exposição subordinada ao tema “El Español en el mundo”, na qual os alunos tomaram contacto com os diferentes países, onde a língua castelhana é falada.

A língua inglesa ocupou o dia 12 de fevereiro. O tema da exposição foi “George Washington’s Day” e “Presidents’ Day” que, este ano, se celebra a 16 de fevereiro nos Estados Unidos da América.

Ainda neste dia, os alunos do 8.º ano tiveram uma aula de inglês diferente dedicada ao conto. Vanessa Reis Esteves, professora, autora de livros e de manuais da Porto Editora, esteve junto destes alunos para um momento dedicado a “Storytelling”.

Os alunos do 3.º ciclo puseram os seus conhecimentos da língua inglesa à prova através do concurso “Spelling Bee”. Já os alunos do 2.º ciclo participaram na corrida de panquecas, onde a diversão esteve aliada à cultura e ao exercício físico.

Esta atividade terminou, no dia 13 de fevereiro, com a celebração do dia de S. Valentim.