Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro celebra 40 anos de atividade.

2019-04-04 07:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro inicia, esta quinta, a celebração dos 40 anos de atividade cultural.

Foi fundado em 1979 por um grupo de alunos, entre os quais o recente candidato à Presidência da República António Sampaio da Nóvoa.

No seu 40º aniversário, depois de mais de 50 produções originais, o GrETUA “orgulha-se” de ter sido espaço de formação e de acolhimento de nomes como Rui Sérgio (Teatro da Trindade, Inatel); Isabel Alves Costa (Rivoli, Festival Internacional de Marionetas do Porto); Vítor Correia (Efémero); João Paulo Costa; Jorge Manuel Fraga e João Fino entre outros.

Para celebrar, o GrETUA organiza o festival GrETUA 40. Programa que arranca esta quinta e se prolonga até 13 de abril.

O festival pretende seguir uma linha programática multidisciplinar e transversal, que tocará nas áreas do Teatro, da Música, da Dança, da Literatura e do Cinema.

Será marcado também por uma componente de formação, com workshops, e de discussão e reflexão, com a organização de mesas redondas.

“Através deste festival, o GrETUA ambiciona continuar a afirmar-se como um projeto único no país, que com uma estrutura inteiramente voluntária constitui um projeto cultural, artístico e pedagógico com um nível profissional de grande relevo e qualidade”.

A abertura acontece esta quinta, às 23h, com festa na Casa do Estudante. Participam Cosmic Mass, NYOS, Quelle Dead Gazelle, Venga Venga, Marcos 3000 e DJ Ripas.

Na sexta há espetáculo no Mercado Negro e no sábado espetáculos no Piano Bar, Avenida Café Concerto e no Teatro Aveirense.

Domingo é dia para a inauguração da exposição Pedro Sottomayor (fotografia) nos Trilhos da Terra, espetáculo de dança no GrETUA e Mesa Redonda “Conhecimento e Interdisciplinaridade” no GrETUA às 22h30.

Ao longo da semana haverá programação diária com destaque para a mesa redonda a 13 de Abril na Reitoria sobre os 40 anos do GrETUA.

David Calão, da equipa que gere o Grupo, lembra que muitos são os que passaram pelo teatro e continuam a passar para dar de si e aprender (com áudio)