Gil Eannes celebra 20 anos como Navio Museu e ilhavenses juntam-se à festa.

2018-01-31 08:15

Categoria: 

A Fundação Gil Eannes assinala o 20º Aniversário da chegada do navio-hospital Gil Eannes a Viana do Castelo e na lista de convidados inclui homens das letras e artesãos do concelho de Ílhavo.

Apesar da efeméride ser no dia 31 de janeiro de 2018, por questões de agenda e protocolo, o evento vai ocorrer dia 3 de fevereiro, sábado, com figuras da cultura marítima e a presença da Ministra do Mar.

Às 16h há sessão solene comemorativa e apresentação do livro “Os navios da pesca à linha” escrito pelo canadiano Jean Pierre Andrieux.

Uma obra obrigatória na leitura de quem aprecia a temática marítima e a odisseia dos portugueses pelos mares da Terra Nova e Gronelândia, com fotos inéditas da “Faina Maior”, levada a cabo pela frota branca portuguesa.

Segue-se a aabertura das Exposições “ St. Jonh’s – Regaço de Navios e Pescadores”; “Navios construídos em Viana do Castelo para a Pesca do Bacalhau”.

Uma forma de conhecer os vinte cinco grandes navios que foram construídos em Viana do Castelo especificamente para a pesca do bacalhau – Sala de Exposições temporária e “Uma Viagem no Tempo – Navios, Equipamentos, Instrumentos e Palamenta”. Manuel Mário Bola, da Gafanha da Nazaré, assina uma exposição de miniaturas.

É o dia de abertura de novos espaços museológicos - Enfermaria com Altar; Gabinete do Enfermeiro de Vela e 3 camarotes dos enfermeiros.

A sessão contará com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, bem como do Presidente da Fundação Gil Eannes, José Maria Costa entre outros convidados.

O Navio Museu tem sido apresentado como central na faina maior pelo apoio que garantiu às campanhas e muitos são os nomes ilhavenses que testemunham o "orgulho" pela recuperação. Senos da Fonseca, Vitorino Ramalheira e Valdemar Aveiro elogiam o projeto que já está acima das 80 mil visitas anuais.