Gafanha da Nazaré: Senos da Fonseca defende terminal de pescado congelado como localização ideal para polo museológico.

2018-02-12 10:21

Categoria: 

Concelho: 

Senos da Fonseca defende que o terminal de pescado congelado, no porto bacalhoeiro da Gafanha da Nazaré, seria a localização ideal para polo museológico.

Homem ligado à história e etnografia com publicações sobre a epopeia da pesca do bacalhau e embarcações, Senos da Fonseca lembra que o espaço poderia acolher a réplica de uma antiga seca de bacalhau, área onde se mostrasse a construção naval em madeira e uma sala que acolhesse o espólio de artesãos habituados a retratar a faina maior, por exemplo com miniaturas de embarcações.

Dá o exemplo de Manuel Bola que tem patente uma exposição no navio museu Gil Eannes como figuras e marcas de uma cidade com tradição na pesca mas onde faltam os símbolos dessa cultura marítima.

“A localização do edifício, impossível é encontrar outro mais apropriado. Na mouche... O edifício, parece-me, poder ser facilmente adaptável. E diga-se bonito. A Gafanha da Nazaré ficava, assim, com um apelativo e atrativo local,de grande interesse na preservação de memória da indústria da pesca do bacalhau: a montante e jusante . De um ineditismo flagrante”, refere Senos da Fonseca.

O espaço ficou conhecido por ter acolhido o Iate do patrão do Chelsea no Euro 2004 e por ser cenário da novela "Espelho de Água".

O historiador defende que seria uma forma de perpetuar figuras da pesca alargando a abrangência dessa faina.

“A fazer jus a homens geniais na arte de construir navios; e a mulheres que labutaram na feitura dos sóis necessários para nos darem o bom fiel amigo. E porque não ali depositar os arquivos das Empresas que deram corpo à história. Porque a Faina Maior não foi feita apenas por capitães, nem é privilégio,único, de Ílhavo”.

A ideia tem colhido apoio de figuras dos meios culturais e da ADERAV vem o apoio mais significativo. Lauro Marques diz que está disponível para trabalhar pela ideia de criar um pólo museológico no terminal bacalhoeiro.

O Terminal Especializado de Descarga de Pescado é considerado “investimento sem retorno”. Custou cerca de 5,3 milhões de euros mas as embarcações continuam a apostar nas descargas noutros portos nomeadamente em Vigo.