Gafanha da Nazaré: Projeto em residência artística promove conversa com o público.

2019-07-10 07:58

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Cultural Vaca Magra, de Lisboa, em residência na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, promove uma conversa de artistas com o público .

A separação do eu originada pela mimetização incessante dos comportamentos nas redes sociais é o conceito que dá o mote à performance de dança contemporânea que está em residência artística à boleia do 23 Milhas, projecto cultural do município de Ílhavo, e que mistura movimento, música, vídeo e redes sociais em cima do palco.

Esta quarta, a partir das 18h00, no Convés da Fábrica das Ideias, os artistas que dão corpo a Step 2 Duplicate conversam informalmente com a comunidade sobre as reflexões que deram origem a esta performance que estreia em Setembro.

Com quatro bailarinos em palco e um quinto intérprete que é videoplasta, a criação Step 2 Duplicate coloca em cena a duplicação dos indivíduos, e das suas relações interpessoais, nas várias redes que a sociedade atual se habituou a usar.

O ecrã, a imagem por ele mediada e os sons característicos das plataformas digitais fazem parte desta nova criação da Associação Cultural Vaca Magra.

O envolvimento com a comunidade é uma das tónicas desta performance, que num olhar sobre a gestão das relações interpessoais na era do pós-digital, faz do público simultaneamente audiência e ator, aproximando-o da apresentação em palco, através da sua presença em projeção vídeo.

Esta projeção mistura-se com movimentos de linhas desenhadas nas sombras dos corpos de bailarinos que são ao mesmo tempo os protagonistas da ação e as telas de um desenho que não é o seu.

Step 2 Duplicate é uma coprodução do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, com o apoio financeiro da Fundação GDA.

Tem estreia marcada em Lisboa, a 27 de Setembro deste ano, no Espaço Cultural Gaivotas 6.