Gafanha da Nazaré: Palheta foi à Igreja, à Casa da Música e envolveu comércio local.

2018-03-07 10:42

Categoria: 

Concelho: 

O 23 Milhas faz balanço positivo ao Palheta, festival de Robertos e Marionetas, e assegura que a edição de 2019 está confirmada.

Foram cinco dias na palheta com mais de duas dezenas de espetáculos, cinco oficinas e uma parada de rua, em relação direta com escolas, grupos da maioridade e famílias.

O comércio local envolveu-se no evento através da adoção de um Roberto e de comunicação alusiva ao teatro de marionetas nas montras.

Quanto a públicos e palcos, a edição deste ano realça a entrada da Igreja Matriz (na foto) e da casa da Música como pontos de encontro.

A par destes espetáculos, foi inaugurada uma exposição dedicada ao Palheta e à história dos Robertos e Marionetas, tanto na Gafanha da Nazaré, como a nível nacional, estando expostas, até 1 de abril, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, marionetas de diferentes companhias portuguesas, algumas ainda por estrear em palco.

O momento com maior adesão no Palheta foi o concerto dos Linda Martini que levaram à Fábrica das Ideias o seu novo disco homónimo e deram um espetáculo que contou com a participação das marionetas dos Teatro de Marionetas Mandrágora.

“Nestes cinco dias de festival, foi evidente a conquista de novos públicos para o teatro de marionetas, que muito se deve à interdisciplinaridade da programação e ao apoio à criação e desenvolvimentos de novos projetos do 23 Milhas”, refere a autarquia de Ílhavo.