Gafanha da Nazaré: João Alberto Roque prepara lançamento de livro de poesia.

2018-09-12 14:30

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Secundária da Gafanha da Nazaré acolhe, no próximo dia 28 de Setembro, o lançamento da obra “Um Olhar… (Sonetos)” da autoria de João Alberto Roque, docente da escola que tem ganho protagonismo no mundo da escrita com diversos prémios em concursos literários.

A apresentar a obra estará o também professor e poeta Hélder Ramos. Trata-se de um livro de poesia, que como o autor deixa claro, logo no subtítulo, é composto exclusivamente por sonetos.

João Alberto Roque é professor de biologia e geologia e o seu percurso literário ganhou visibilidade com a publicação do livro “Pirilampo e os deveres da escola”, por iniciativa da Câmara da Trofa, por ter vencido, em 2006, o Concurso Nacional de Conto Infantil - Prémio Matilde Rosa Araújo.

Apesar de a primeira publicação ser na área da literatura para crianças, considera que tudo começou na poesia, que escrevia na juventude e retomou, já na vida adulta, após longo interregno.

O professor e escritor colaborou na imprensa regional (Jornal Timoneiro), foi dirigente associativo, estando ligado à fundação da ADIG e da Associação de Pais da Escola da Chave e, desde 1993, integrou diversos órgãos autárquicos (Assembleia de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Assembleia Municipal e Câmara de Ílhavo).

Integra ainda diversas coletâneas, em Portugal e no Brasil, com poesias e contos, quase sempre em resultado da participação em concursos literários.

Mantém o blogue literário infantilidades.wordpress.com e recentemente foi distinguido com uma Menção Honrosa ao poema “Aventura” no III Prêmio Henrique José de Souza de Literatura 2018, organizado pelo Instituto Cultural Brasileiro de Ação e Cidadania.