Gafanha da Nazaré: Capela das Almas renovada com obra de artista plástico da freguesia.

2023-11-02 14:02

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré assinala a reabilitação da Capela das Almas e a modernização no sistema de iluminação do cemitério da freguesia.

Dois investimentos concretizados ao abrigo do Contrato Interadministrativo, celebrado com a Câmara de Ílhavo em 2023, e que garante “valorização de património”.

Transformações que foram dadas a conhecer, ontem, no decorrer da celebração do Dia de Todos os Santos.

O Executivo da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré lembra que o cemitério tem mais de 100 anos e tem vindo a exigir esse investimento.

Destaca-se a instalação de iluminação Led, suportada em placas de captação de energia solar, e a requalificação da Capela da Almas, elemento icónico e central no Cemitério, que recebeu novo telhado, pintura interior e exterior e a reformulação total do interior, com um novo design, com assinatura de Carlos Matos (artista local).

Integra a imagem de Cristo e um altar a enquadrar-se no projeto, assim como um conjunto de genuflexórios, onde as pessoas podem ter os seus momentos de oração ou reflexão.

“Quisemos dar vida a um espaço que há muito tempo estava fechado e não dignificava a sua função, pelas condições que não oferecia. Não podemos dissociar desta intervenção, todos aqueles que para ela contribuíram, com particular relevância do artista Gafanhão, Carlos Matos, que desde a primeira hora se associou ao desafio lançado pelo Executivo da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, com a sua extraordinária criação e trabalho”.