Fundador do Museu de Ovar homenageado com nome de sala.

2016-04-11 11:30

Categoria: 

Concelho: 

O fundador do Museu de Ovar, José Maia de Almeida, passa a ter uma sala com o seu nome. A surpresa foi revelada na inauguração da exposição da autoria de Zé Maia, convidado pelo diretor do Museu de Ovar, Manuel Cleto, para descerrar a placa em que a Direção do Museu atribuiu o nome do seu pai, José Augusto de Almeida, à Sala da exposição dos seus “rabiscos”, como Fundador e primeiro Diretor do Museu de Ovar.

“Uma homenagem que fez reavivar a memória sobre o empenho e entusiasmo decisivo de José Augusto de Almeida na fundação do Museu de Ovar e na angariação de obras de artes de grandes artistas, ceramistas e pintores, que enriqueceram o seu valioso espólio”, como lembraria Manuel Cleto. “O meu pai estará muito satisfeito pelo trabalho desta direção”, referiu Zé Maia.

Ainda em memória de seu pai, o Zé Maia, fez questão de deixar a todos os presentes, nomeadamente à Câmara Municipal de Ovar, o desafio para que se faça alguma coisa, no sentido de se preservar a memória e o contributo para a cultura deixado por José Augusto de Almeida, para além naturalmente do que compete ao próprio Museu de Ovar.