Francisco Rito apresentou “Lá Vai a Rosa – estória de uma Varina”.

2017-08-14 09:21

Categoria: 

Concelho: 

O jardim da Casa das Gerações-Biblioteca Municipal da Murtosa foi o espaço escolhido por Francisco José Rito para o lançamento, no passado sábado, dia 12 de agosto, do seu livro “Lá Vai a Rosa – estória de uma Varina”, a primeira incursão pelo texto para teatro do autor Murtoseiro.

O presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, iniciou a sessão, dando as boas-vindas aos presentes e agradecendo a Francisco Rito a oportunidade de, num espaço municipal, dar a conhecer mais uma obra da sua já vasta criação literária. O presidente teceu rasgados elogios à qualidade da escrita do autor, que tem na Murtosa o mote principal das suas histórias.

De seguida, coube ao vice-presidente e responsável pela área cultural do Município, Januário Cunha, apresentar a obra, que considerou ser um “notável exemplo da diversidade estilística de Francisco Rito”, na medida em que “vem juntar o texto dramático ao leque de publicações do autor, que vão da prosa à poesia, passando pelas histórias infantis”.

Januário Cunha frisou que “Lá Vai a Rosa” é, também, uma demonstração da generosidade criativa do escritor Murtoseiro, pois, “tratando-se de um texto que tem a pretensão de ser representado, nele o autor assume a sua quota parte – a escrita – num processo que deseja mais vasto e que envolve, necessariamente, a arte de outros, na certeza de que só assim a obra cumprirá o seu desígnio maior”.

Referiu que, nesta estória de uma varina, fala-se, sobretudo, de identidade. Da identidade Murtoseira, que tem em Francisco Rito “um dos seus mais empenhados e genuínos arautos”.

O autor agradeceu a todos aqueles que colaboraram na materialização da sessão em particular pela encenação de algumas peças do livro. A dramatização de algumas das cenas do livro foi garantida por parte de um grupo de atores amadores.