Filmes do Festival de Avanca em exibição no Teatro Aveirense.

2017-09-26 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Filmes das Nossas Terças continuam com a programação especial do Festival de Cinema AVANCA 2017.

Esta terça, no Teatro Aveirense, será exibida a longa-metragem “Kashtiban” (Helmsman) do realizador iraniano Majid Esmaeli-Parsa que arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem e também o Prémio fotografia (atribuído a Mohammed Fakouri).

Esta história é sobre um adolescente, chamado Hassan, cujo irmão está a tentar vender a casa do pai e um navio encalhado num mar que desapareceu. Hassan está desgostoso por ter de se vender o barco e desesperadamente tenta evitar a sua venda. Hassan ainda espera que o pai volte. Inesperadamente encontra um parceiro e ambos vão reconstruir o barco encalhado para o aniversário do pai.

Filme surpreendente, rodado numa paisagem inesperada e quase surreal, conta com um naipe de atores tocantes, magistralmente dirigidos pelo jovem realizador iraniano Majid Esmaili-Parsa.

Nascido em 1980 e tendo realizado anteriormente a longa-metragem “Black Little Fish”, o prémio que lhe foi atribuído no Festival Internacional de Cinema AVANCA 2017, marca a  carreira internacional deste novo cineasta e deste filme, que estando em exibição em festivais de todo o mundo, teve no AVANCA o seu primeiro grande prémio.

O público também poderá assistir à curta-metragem “Carga” de Luís Campos que estará presente na sessão para falar sobre o filme. O filme esteve na competição de Avanca e foi rodado na praia do Furadouro (Ovar).

O filme passa-se numa pequena aldeia piscatória, onde dois miúdos desempenham um papel crítico no tráfico de substâncias ilícitas. Quando o mais velho elabora um plano de fuga, o mais novo tem que fazer face à adversidades de ser deixado para trás.

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal) e estão à venda nos locais habituais.