Festival Rádio Faneca "ensaia" participação popular.

2015-05-26 12:13

Categoria: 

Áudio da Notícia:

O Festival Rádio Faneca arranca na sexta para três dias de espetáculos culturais e interação social no centro histórico de Ílhavo. Os becos vão receber visitantes e um jantar partilhado. Rádio-novela e orquestra da Bida Airada são pontos altos do programa com a comunidade envolvida.

Recentemente galardoado com a certificação da Europe for Festivals, Festival for Europe (EFFE), uma plataforma internacional, criada em Bruxelas pela Associação Europeia de Festivais, que liga festivais que envolvam as artes, as comunidades europeias e os seus valores, e que tenham impacto local, nacional ou internacional, este Festival aposta nas vivências no centro histórico.

O programa prevê exposições, concertos e performances em becos, travessas, jardins ou vielas transformados em palcos pouco habituais. Através do programa de rádio, a emitir em 103.9 FM, é possível ouvir músicas e dedicatórias dos ouvintes e uma Rádio Novela “A Mesa: Teatro para ver com os ouvidos”.

Uma sessão de drive in, com um clássico intemporal, e um concerto no Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo encerram o Festival. Do alinhamento dos três dias de festa fazem parte projetos que envolvem ativamente a comunidade e os artistas na sua criação, como é o caso do regresso da Orquestra da Bida Airada e da Casa Aberta.

Na visita aos espaços do festival foi possível perceber a mobilização popular e a entrega às artes de palco de quem vai integrar a radio-novela e a orquestra (com áudio).