Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga homenageia Helena Ramos.

2019-05-28 10:45

Categoria: 

Concelho: 

O 3º Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga, PAISAGENS 2019, que decorre no centro de Sever, entre 30 de maio e 2 de junho, vai este ano homenagear, a título póstumo, Helena Ramos (1954-2018), antiga apresentadora da televisão pública portuguesa falecida recentemente.

Na noite de sexta feira 31 de maio, pelas 21h30 no CAE – Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga serão entregues os prémios da edição anterior e acontecerá a Homenagem à Severense de adoção e senhora da televisão pública portuguesa.

Helena Ramos chegou à RTP em 1978, transformando-se num rosto incontornável da televisão pública. A sua voz sempre se destacou pela dicção e pelo cuidado que colocava nas palavras.

Empenhada nos valores da língua e da cultura portuguesa, Helena Ramos viria a apresentar sucessivos programas como “Jogo de Damas” (1993), “Canal Aberto” (1996), “Boa Tarde” (2000), “Os Vencedores” (2002) ou "O Melhor de Nós" (2005).

Ao longo da sua carreira na RTP, foi ainda apresentadora de programas temáticos referentes às “Marchas Populares”, “Carnaval”, “Natal dos Hospitais” e “Festival da Canção”, tendo também dado a cara, durante anos, aos sorteios do “Totoloto” e do “Toto-Sorteio”.

Helena Ramos emprestou igualmente a sua voz a vários documentários e experimentou a ficção televisiva, nomeadamente como atriz em “Polícias” (1997), “Filhos do Vento” (1997), “Sociedade anónima” (2002), “Podia Acabar o Mundo” (2008), “Voo Directo” (2011), “Dancin' Days” (2012), ou a telenovela “Os nossos dias” (2015).

A 1 de novembro de 2018, desaparecia uma figura incontornável do serviço público televisivo.

Ocupando o CAE – Centro de Artes e Espetáculos, Museu e Biblioteca Municipais de Sever do Vouga, o festival que procura intervenções cinematográficas notáveis em paisagens humanas e geográficas de todo o mundo, irá exibir 54 filmes de uma seleção de 1857 que concorreram este ano, provenientes de 28 países.

Os filmes em exibição vêm da Albânia, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Brasil, China, Espanha, EUA, França, Guiné-Bissau, Índia, Indonésia, Irão, Itália, Lituânia, Nigéria, Paquistão, Polónia, Porto Rico, Quirguistão, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suécia, Turquia e Portugal.

Portugal, com 10 filmes, é a cinematografia mais representada, exibindo obras como “Antes que a noite venha – falas de Antígona” de Joaquim Pavão, “California” de Nuno Baltazar, “Marias da Sé” de Filipe Martins ou o documentário “Ultramar” do realizador José Vieira.

Há 14 filmes de animação, maioritariamente oriundos de países da Ásia, que integram no festival a comemoração do Dia da Criança.

Em exibição no Auditório da Biblioteca Municipal, será também neste local que estará uma exposição de cartazes do cinema de animação português vocacionado para os mais jovens.

Entre eles estarão cartazes históricos da série “Alfredo”. Entre os cartazes está o painel de azulejos pintado pela artista ceramista Marinela Moreira, para além do livro de banda desenhada inspirado nesta série. “Alfredo” foi produzida nos estúdios de animação de Avanca e realizada por Sandra Pereira e Margarida Terra, tendo marcado a produção da animação portuguesa para televisão ao ser distribuída em 27 países.

No dia 1 de junho, mas à noite, o museu municipal recebe a tertúlia com o público e cineastas, bem como passará ao ar livre o filme “A Luz Vem do Alto””, rodado em Sever do Vouga em 1959.

O dia 2 de junho será o encerramento da 3ª edição do “Paisagens 2019”, com a divulgação dos filmes vencedores nas diversas categorias a concurso.

O Festival de Cinema PAISAGENS 2019 é uma organização do Município de Sever do Vouga.