Festival dos Canais transformou o espaço público de Aveiro num "palco gigante".

2018-07-16 09:38

Categoria: 

Concelho: 

O Festival dos Canais encerrou este domingo mais uma edição e a autarquia não tem dúvidas que foi a melhor das três.

Milhares de pessoas cruzaram-se com espetáculos de rua em cinco dias de animação nas praças, jardins e equipamentos culturais da cidade. Carolina Deslandes, no sábado, e Miguel Araújo, no domingo, foram dos mais vistos nos cinco dias de programa. 

O “Artes no Canal - Mercado de Fusão”, que faz parte da paisagem da cidade, esteve presente no Festival dos Canais, a que se juntaram Dj’s sets, Paradas de Mimos, atuação da Fanfarra dos Canais, performances interativas, espetáculos de improviso no tráfego da cidade, a performance de Adam Read, um dos principais palhaços do Cirque du Soleil, e os Malaxe que têm transformado a Rua Dr. Nascimento Leitão, junto ao Hotel Imperial, num mega estendal.

A companhia francesa “Plasticiens Volants” apresentou “Um novo começo” com final pirotécnico nos canais. Este domingo o momento alto foi para Lightscape - Holy Nothing, uma instalação interativa em que o público consegue explorar, manipular e criar música, paisagens cénicas e jogos de luz, e para o Phonopentatube dos Crashh, uma instalação que percorre uma ponte, através do caos organizado em muito metros de tudo plástico afinado numa escala pentatónica.

A Funky Beach, espaço relaxado e tropical, com palmeiras, espreguiçadeiras e coktails variados, ofereceu todos os dias música variada assinada por diferentes Dj’s junto ao Museu.

O Festival dos Canais terminou com a atuação de Miguel Araújo, no palco do Cais da Fonte Nova, “equipado” com camisola do Beira-Mar que usou num passeio de moliceiro nas horas que antecederam o concerto. O espetáculo “pequeno Gigante de Luz” fez o encerramento do Festival dos Canais.

As mais de duas centenas de espetáculos receberam a aprovação do público. A cidade “povoou-se” de gente que numa esteve concentrada num único local e da centralidade do Rossio formaram-se vários locais de animação. Ao virar da esquina o público foi sendo surpreendido.

Os canais funcionaram como fio condutor e entre o público havia apenas quem desejasse ver o parque da cidade integrado na rede de programação.