Festival dos Canais prepara exposição "com sabores".

2019-07-09 11:56

Categoria: 

Concelho: 

“Eco-Logias Artísticas nos Canais” é o nome da exposição que o Festival dos Canais vai apresentar de 17 a 21 de julho no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro e que convida o público a provar e a testar as obras de arte em exibição.

Integrada na programação do evento, que animará a cidade de Aveiro, entre 17 a 21 de julho, a exposição com curadoria de Madina Ziganshina, artista natural da Tartária a residir em Aveiro, promete “surpresas” e promove a “interatividade e o palato dos seus visitantes”.

A exposição reúne trabalhos de 12 autores de diferentes nacionalidades, abordando sempre temas relacionados com a Ecologia e procurando narrativas estéticas que desafiem os visitantes a provar elementos das obras expostas, a levá-los para casa ou a manipular conteúdos no próprio local. Pinturas com vinho ou instalações com ovos-moles realizadas ao vivo são apenas algumas das probabilidades que podem ser apreciadas e provadas nesta exposição.

Há ainda instalações que dialogam com a identidade local, nomeadamente com o património, as tradições e a Ria de Aveiro.

Para além de “Eco-Logias Artísticas nos Canais”, o Festival dos Canais convida a visitar livremente, no Jardim do Rossio, a exposição "Terra de Sonhos.

Cristina García Rodero", uma exposição fotográfica, já em exibição, que reflete a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, uma das zonas mais pobres da Índia, onde vivem as comunidades mais desfavorecidas e vulneráveis do país.

A exposição faz parte do programa “Arte na Rua”, através do qual o BPI e a Fundação “la Caixa” pretende aproximar a arte às pessoas, fora do contexto habitual dos museus e das salas de exposições.

A 4ª edição do Festival dos Canais apresenta mais de 251 espetáculos, que envolverão 32 companhias artísticas e cerca de 277 artistas nacionais e internacionais, provenientes de 16 países, a que se juntam 220 participantes da comunidade.

A edição deste ano reserva 15 estreias nacionais e quatro premières absolutas, numa programação artística e cultural que aposta também em artistas e companhias consagrados como Gilberto Gil, Mariza, HMB , Capicua e a Companhia Walk The Plank.

Serão cinco dias de propostas culturais, desportivas e de lazer de acesso totalmente livre, que decorrerão nos canais, nas praças e nos espaços públicos da cidade com atividades e propostas interativas, dedicadas a todas as idades. Artes e o teatro de rua,concertos, instalações artísticas, performances, workshops, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas, mercados de rua e Dj’s são algumas das sugestões que integram a quarta edição do evento.