Festival de Dança promete dias de movimento em Aveiro.

2015-06-12 09:47

Categoria: 

Concelho: 

A primeira edição do Aveiro Dance Festival tem lugar na Cidade dos Moliceiros e dos Ovos Moles, entre os dias 23 a 26 de Julho e caracteriza-se pela pluralidade dos seus conteúdos e interesses. A programação foi desenhada a pensar num sistema integrado entre lazer, turismo e pedagogia, que oferece a todos os participantes - bailarinos e não só - uma visão global da Dança. Haverá Mostras Competitivas, Palcos Abertos, Cursos, Oficinas e Workshops coreográficos.

“É nossa intenção fazer desta edição uma referência da Dança a nível nacional e internacional e dirigida a todas as pessoas. Pretendemos focar não só o sentido pedagógico e teórico da dança como disciplina, mas também a actividade lúdica e dinâmica”, explica a organização.

O Festival está dividido em três formatos (Mostra Competitiva, Demi Pointe e Palcos Abertos) que contam com a participação dos mais novos, dedicação dos mais experientes e criatividade de todos. A pensar nos grupos e escolas que pretendem participar no Festival de forma não competitiva, o Aveiro Dance Festival promove os Palcos Abertos.

As exigências para participação seguem a linha das mostras competitivas no que diz respeito às apresentações de coreografias e processo de seleção. Cada edição do Festival de Dança conta com mais de 500 vagas de inscrição em cursos e oficinas para aperfeiçoar profissionais nas suas áreas de actuação na Dança.

“Pioneira na criação de um 1º Festival de Verão com Dança em toda a nossa região, numa lógica de consolidação com vista a uma oferta cultural de referência, com benefícios locais e regionais resultantes de uma estratégia de programação eclética, consistente e valorizadora da acção de popularizar e incentivar o contacto com esta área artística e o estímulo da sua prática, o Festival vem desenvolver importantes apetrechos de envolvimento de toda uma região centralizada neste evento. Esta intervenção cultural, com um largo potencial para incentivar a criação e a circulação, promove dinâmicas estratégicas que vem assegurar o acesso público geral, local e regional e todos os turistas que durante o festival estejam a visitar Aveiro”.

Teatro Aveirense, Palco Aberto no Largo do Rossio, Estaleiro Teatral e Museu de Santa Joana são os espaços do festival que termina no dia 26, às 16h, Grande Gala de entrega de prémios no Rossio.

A organização é liderada pelo Grupo Experimental de Música e Dança de Aveiro, a Direção Executiva está a cargo de José Luís Martins Pereira e a Direção Artística a cargo de Álvaro Ribeiro.