Festival de Clarinete apresenta alguns dos melhores interpretes mundiais.

2015-02-12 10:44

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro, em colaboração com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, o Conservatório de Música de Coimbra, a Filarmonia das Beiras e a Banda Amizade, apresenta a 5° edição do Festival Clarinet Talents, que decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro em Aveiro.

Nesta edição o Clarinet Talents conta com a presença dos professores Alain Damiens, Justo Sanz, Josep Fuster, Henri Bok, Carlos Alves, Luís Carvalho, Horácio Ferreira e Sérgio Neves, para orientarem as masterclasses de clarinete. O encontro conta ainda com a participação especial da Orquestra Filarmonia das Beiras, da Banda Amizade e do Ensemble de Clarinetes de Aveiro.

Esta ação contará com diversas atividades, workshops, concertos, palestras, café concertos e bancas de exposição das marcas Selmer, Buffet Crampon, Yamaha, Rico Reeds, Vandoren e várias lojas da especialidade.

O objetivo deste evento é criar um espaço de prática e reflexão sobre a performance do clarinete com músicos conceituados do panorama nacional e internacional.

Sérgio Neves, da organização, explica que há motivos de interesse pela presença de executantes reconhecidos à escala mundial. “Costumamos dizer que todos os instrumentos são difíceis. Cada um tem questões específicas. Importante é transmitir emoções. Conseguir esse objetivo acho que é a maior dificuldade e é aí que estes solistas se conseguem distinguir a título mundial”.

A organização propõe um festival abrangente que permita a interação entre músicos, público, professores de clarinete, alunos universitários, pré-universitários e conservatórios. Abertura no sábado às 21h30 com a Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida pelo Maestro Luís Carvalho e os solistas Justo Sanz, Alain Damiens e Josep Fuster. Domingo é dia para a Banda Amizade com o maestro Carlos Marques e os solistas solistas Horácio Ferreira e Henri Bok. Na segunda a Orquestra de Clarinetes de Aveiro atua às 18h.