Festival da Rádio Faneca em destaque na programação do CCI. Teatro da VA e Sóciocultural da Costa Nova recebem espetáculos.

2016-04-02 10:26

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Cultural de Ílhavo apresentou a programação para os meses de abril, maio e junho. Na agenda surgem como parte integrante da gestão o Centro Sociocultural da Costa Nova e o Teatro da Vista Alegre que se juntam aos Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré. O grande destaque do novo trimestre que agora se inicia é o Festival Rádio Faneca, que na sua 4.ª edição voltará a realizar os projetos de comunidade já conhecidos dos ilhavenses.

“Becos dos Pés” envolverá de novos os moradores do Centro Histórico de Ílhavo numa original exposição fotográfica, que promete trazer de volta as memórias de outros tempos.

A “Orquestra da Bida Airada”, com inscrições abertas, recruta novamente a comunidade para um concerto onde todos podem participar, independentemente da idade ou experiência musical.

O projeto “Casa Aberta”, também com inscrições abertas, desafia os moradores do Centro Histórico de Ílhavo a transformar as suas casas, ruas ou becos em espaços de convívio e de festa, para um jantar-performance.

Para estas duas últimas iniciativas, as inscrições podem-se realizar através da entrega de ficha de inscrição nos Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré ou através do preenchimento de formulário disponível em www.centrocultural.cm-ilhavo.pt.

Contando sempre com a co-produção da própria comunidade, no programa do Festival Rádio Faneca não faltarão os já habituais “concertos inusitados”, em palcos invulgares. Além destes projetos “âncora”, o Festival Rádio Faneca, totalmente gratuito, promete novidades, sempre com a “cobertura” da Rádio Faneca, para ouvir no Jardim Henriqueta Maia ou nas ondas hertzianas.

A nova programação dos equipamentos culturais no trimestre abre com música, com a voz de Miguel Angelo, vocalista dos Delfins, que sobe ao palco no âmbito das comemorações do Dia do Porto de Aveiro, este domingo, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré (CCGN). A receita deste espetáculo reverte na totalidade para a CERCIAV (bilhetes a preço especial de 3,50 euros).

Da música passa-se para a comédia, com Rui Sinel de Cordes, que a 9 de abril apresenta no Centro Cultural de Ílhavo (CCI) o espetáculo “Je Suis Cordes”.

O Dia Mundial da Dança, 29 de abril, é comemorado no CCI, com a estreia nacional do novo espetáculo da Companhia Olga Roriz, “Antes que matem os Elefantes”.

Ainda sob o mote das comemorações desta efeméride, no dia 30 de abril o Centro Cultural de Ílhavo abre as portas às associações e escolas do Município para apresentarem o que melhor sabem fazer. “Dança em Dia Aberto” tem entrada gratuita.

A 7 de maio, “Hamlet Talvez”, da Companhia João Garcia Miguel, abre o Festival de Teatro do Município de Ílhavo, que decorre em várias salas até ao dia 22 de maio.

A 4 junho, Paulo Brandão, programador do Theatro Circo, de Braga, dá uma aula sobre programação intitulada “Uma breve história dos filmes que eu não vi” – para assistir gratuitamente no renovado Teatro da Vista Alegre.

Os BestYouth estreiam-se como primeira banda a atuar no Centro Sociocultural da Costa Nova, apresentando o álbum HighwayMoon, a 11 de junho.

Hélder Bruno, compositor e pianista, acompanhado do quarteto de cordas Concetus Per TemporaEnsemble, apresenta o espetáculo “Presença, serena e terna”, no Teatro da Vista Alegre, a 18 de junho.

Para comemorar o 6.º Aniversário do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, a 20 de junho, sobe ao palco a peça de teatro “Ana Bola sem filtro”.

O Centro Cultural de Ílhavo realiza dois espetáculos para bebés, dos 3 aos 36 meses. “Do vento e do Mar”, pelo Teatro do Biombo, está agendado para 17 de abril e “Toca a toca”, para 15 de maio.

No dia 8 de abril, realiza-se a Oficina de Clown que, partindo da exposição “How to do thingswithbodies”, de João Garcia Miguel, visa desenvolver a improvisação, na procura do “estado do palhaço” de cada um. Orientada por Fernando Terra, esta formação é dirigida a maiores de 16 anos.

A propósito da estreia nacional do novo espetáculo da Companhia Olga Roriz, realizam-se no Centro Sociocultural da Costa Nova duas oficinas de dança, para públicos distintos. De 23 a 24 de abril, bailarinos profissionais e estudantes têm a oportunidade de realizar uma formação com Bruno Alves, sobre consciência corporal e técnicas para uma melhor postura.

De 30 de abril a 3 de maio, Bruno Alexandre dá uma formação aberta a toda a comunidade, propondo a experimentação de processos coreográficos inspirados no espetáculo “Antes que matem os Elefantes”. Na inscrição para ambas as oficinas de dança são oferecidos dois convites para o espetáculo da coreógrafa Olga Roriz, a 29 de abril.

Até 30 de abril ainda será possível visitar a exposição “How to do thingswithbodies”, que comemora os 30 anos de carreira de João Garcia Miguel, encenador, dramaturgo e artista plástico.

Foto: Artur Carvalho