Festivais de Outono apostam na diversidade.

2015-10-02 10:11

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

“Diversidade” promete ser a marca dos Festivais de Outono para a edição de 2015. A Universidade de Aveiro procura proporcionar concertos com artistas de elevado nível à cidade e região de Aveiro, contando com a participação de músicos afetos ao Departamento e Comunicação e Arte, a par de músicos do exterior, sendo estes maioritariamente portugueses ou residentes no nosso país.

Haverá também um espaço dedicado aos criativos do Departamento de Comunicação e Arte, neste caso alunos de Composição, num concerto de música eletrónica coordenado pela docente e compositora Isabel Soveral.

Os Festivais contam com o apoio estruturante da Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB), que nos traz três concertos sinfónicos, sendo que o de encerramento apresenta a 2ª Sinfonia de Gustav Mahler, que conta com as jovens cantoras Cristiana Oliveira e Sara Amorim como solistas, sob a direção de Luís Carvalho.

Como vem sendo hábito, neste concerto de encerramento, a OFB é reforçada pelas Orquestras de Sopros e de Cordas do DeCA. Estão confirmados jovens músicos, tais como o pianista brasileiro Alfonso Benetti (recital de piano com obras de compositores brasileiros do séc. XX) e João Pedro Delgado (recital de viola d’arco e eletrónica com obras recentes portuguesas).

A programação foi apresentada ontem, Dia Mundial da Música, com o Ensemble Mediterrain, cuja direção artística pertence ao violoncelista internacional Bruno Borralhinho, mas os festivais arrancam no final de Outubro.

O programador António Chagas Rosa destaca o espaço criado para jovens valores (com áudio).