Festa em honra de Nossa Senhora da Penha de França é património cultural imaterial.

2015-05-12 11:19

Categoria: 

Concelho: 

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Pena de França foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial por Despacho do Diretor-Geral do Património Cultural, de 20 de abril de 2015. A proposta tinha sido elaborada pelo Museu da Vista Alegre e contou com o apoio da autarquia de Ílhavo.

As celebrações da Fábrica da Vista Alegre, em honra de Nossa Senhora da Penha de França, “configuram na contemporaneidade uma festividade de carácter híbrido, na qual a expressão religiosa e ritual de devoção local àquela invocação de Nossa Senhora se articula com rituais de carácter corporativo e empresarial no âmbito da comemoração da instalação da unidade fabril em 1824”.

A Direção Geral do Património relembra que “as celebrações encontram-se ancoradas numa comunidade cujo sentido de identidade se funda primordialmente no vínculo laboral, atual ou passado, à unidade fabril, e, complementarmente, em laços de parentesco e de residência, e que constituem o principal enquadramento para a pluralidade de significados que estruturam a festa na atualidade”.