Festa da Música e dos Músicos evoca o disco "por este rio acima" de Fasuto.

2023-10-19 07:23

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo arranca esta sexta-feira e decorre até domingo, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré, para a sétima edição marcada pela estreia da nova criação da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, com a homenagem da Orquestra do Mar e dos Lavoisier ao disco "Por este rio acima", de Fausto, com quatro concertos inéditos de duplas constituídas por oito projetos ilhavenses e ainda com um concerto intimista de Manel Cruz, vocalista da banda Ornatos Violeta.

No domingo, a partir das 15h00, nota para a inauguração da exposição dos 10 anos da Academia de Belas de Ílhavo, que reúne os trabalhos de várias dezenas de alunos e ficará patente até ao dia 22 de novembro, na Casa da Cultura de Ílhavo.

A Milha é uma iniciativa do Município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas, que faz, desde 2017, uma chamada à criação e promove a apresentação de espetáculos criados por artistas, associações e escolas locais, apresenta novos projetos e cria encontros imprevistos entre os músicos ilhavenses.

Esta sétima edição tem como manifesto a ideia de resistência e transgressão no ato da criação, partindo do tema da desobediência que a Companhia Jovem de Dança de Ílhavo trabalha no espetáculo deste ano.

Destaque para os concertos das duplas da PRAIA, plataforma de artistas ilhavenses, integrada no programa de apoio à produção local do 23 Milhas, que desafiou oito projetos a trabalhar juntos, avançando o primeiro resultado dessa colaboração no festival Rádio Faneca.

Cláudio da Paula e Paula Cirino, António Justiça e Rui Pereira, Henrique Vilão e Satha Lovek e Equinócio e Wine on the Carpet apresentam agora a música que criaram em conjunto, em quatro concertos inéditos que acontecem no Convés da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e no foyer e no subpalco da Casa da Cultura de Ílhavo.

A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo apresenta a sua quarta criação, “AAAAHHHH!!!! - Exercício para a desobediência”, com a direção artística de Joana Castro, música original de Diogo Sarabando e o desenho de luz de João Brito, questionando a obediência do coletivo e alguns temas políticos e sociais da atualidade, a partir da discussão entre artistas e intérpretes do espetáculo.

A Companhia tem a direção artística do coreógrafo Luiz Antunes e mantém a parceria com as escolas de dança locais: IP Arabesque, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré e Fulldance Studio.

Depois da estreia no Mareato, a Orquestra do Mar, criada este ano a partir de um desafio do 23 Milhas às escolas de música do Município de Ílhavo, regressa ao palco para interpretar o disco “Por este rio acima”, de Fausto Bordalo Dias. Alunos e professores das escolas Arte & Som, Serenata e Coda juntaram-se a Roberto Afonso e Patrícia Relvas dos Lavoisier para tocar o primeiro de alguns discos portugueses que serão lembrados e interpretados pelo projeto da Orquestra do Mar.

A Academia de Belas Artes de Ílhavo, que inaugura, no último dia da Milha, uma exposição dos 10 anos de trabalho no ensino de artes plásticas, trabalhou com os seus alunos no cenário deste espetáculo, tendo desenhado um painel com a capa do disco "Por este rio acima" e alguns elementos arquitetónicos do Município de Ílhavo.

Na primeira noite da Milha, Manel Cruz, o vocalista dos Ornatos Violeta, que admite ter uma forte ligação às Gafanhas, apresenta-se a solo na Fábrica das Ideias.

Na mesma noite, o ilhavense Dj Roger apresenta a sua seleção de canções de rock and roll, funk e soul.

No último dia da Milha, o rapper Skidow e o coletivo Ligação Frontal apresentam parte do resultado do seu trabalho com xullaji, em julho, durante a residência artística do músico na Gafanha da Nazaré.

A exposição dos 10 anos da Academia de Belas Artes de Ílhavo fica no foyer da Casa da Cultura de Ílhavo até ao dia 22 de novembro.

Os bilhetes para os espetáculos da Companhia Jovem de Dança, para a Orquestra do Mar e para o concerto de Manel Cruz estão disponíveis nas bilheteiras do 23 Milhas e na BOL. Os restantes concertos têm entrada livre.

 

Foto: Pedro Mostardinha