Fadista Aldina Duarte na festa de aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo.

2015-08-03 19:13

Categoria: 

Concelho: 

A celebração do 78.º Aniversário promete um fim-de-semana de “cultura e conhecimento”. O final de tarde do próximo sábado, 8 de agosto, será momento para a apresentação de um documentário, um livro e uma nova exposição temporária. Para as 17h00 está agendada a apresentação do documentário "Varinas - um símbolo de Lisboa", que contou com a cooperação do Museu Marítimo de Ílhavo e da comunidade ilhavense. A estrutura do documentário insere-se no levantamento de memórias da cidade de Lisboa, assente no projeto de investigação sobre as Varinas, realizado pelo Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa.

Como foi possível que a vendedeira de peixe da Beira Litoral, chegada a Lisboa no século XIX, se transformasse num símbolo da capital? O documentário “Varinas – Um Símbolo de Lisboa” narra a história da presença da comunidade varina na cidade.

A sessão comemorativa dos 78 anos do MMI será às 18h00 do dia 8 de agosto e ficará marcada pela inauguração da exposição temporária “Do Fundo do Mar: Coleções de História Natural Marinha”, que poderá ser visitada até 12 de dezembro. Trata-se de uma exposição que evoca os contextos de criação das principais coleções de história natural marinha portuguesas e as motivações e perfil dos seus colecionadores mais relevantes.

Nesta exposição é também revelado um pouco mais sobre as coleções de História Natural do Museu Marítimo de Ílhavo, partilhando-se com o público alguns objetos que há muito não são exibidos e que contam parte da história do Museu.

Para esta exposição o MMI contou com a colaboração do Aquário Vasco da Gama, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e do Museu de Marinha.

Também na sessão comemorativa do 78.º Aniversário do MMI, será apresentado o livro "Mar Frio", de Jorge Brandeiro. Trata-se de um escrito inédito de autoria do pintor Jorge Brandeiro que, a título póstumo, o Museu Marítimo de Ílhavo edita.A narrativa segue o estilo de outros escritos mas inclui deambulações descritivas sobre os portos de escala da frota, da Terra Nova à Nova Escócia e à Gronelândia.

Na manhã de sábado, às 11h00, há visita e concerto da divertida banda “Funk na Quinta”. Das 14h30 às 17h00 realiza-se o Ateliê de Marionetas em Esponja “Monstros Marinhos”, dinamizado pela Companhia Mandrágora. Tanto no sábado, como no domingo, às 15h00, as famílias têm a possibilidade de visitar as Reservas do Museu e os Bastidores do Aquário, zonas do Museu que só abrem ao público em ocasiões especiais.

De 8 para 9 de agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo proporciona, também, uma noite passada com os bacalhaus do Aquário.

Na noite do 78.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo canta-se os parabéns e o fado. Aldina Duarte dará um concerto único, no dia 8 de agosto, às 22h00, ao ar livre, na Praça do Aquário dos Bacalhaus.

No segundo dia de comemorações, a 9 de agosto, o chef Paulo Morais realiza o workshop de cozinha “Saberes com Sabor…a Bacalhau”. A receita a por em prática é sushi de bacalhau.