Fábrica promove exposição sobre funcionamento do corpo humano.

2017-08-11 07:15

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica promove exposições temporárias de ilustração e fotografia de conteúdo científico, genericamente designadas por "Perspetivas Arte & Ciência". Têm sido convidados diversos autores, cujo trabalho se torna uma ferramenta de comunicação de ciência com um forte cariz artístico.

Atualmente encontra-se patente ao público a Exposição Coletiva de Imagens Científicas "Ver para crer: um zoom ao organismo", da autoria de 26 investigadores da Universidade de Aveiro e tem como curadores Catarina Almeida e Miguel Aroso do Instituto de Biomedicina (iBiMED). A exposição estará patente até 29 de outubro de 2017 e tem entrada livre.

O funcionamento do organismo humano é governado por vários acontecimentos que começamos agora a compreender. A área da BioMedicina utiliza diferentes abordagens e organismos modelo para estudar todos os detalhes dos fenómenos que ocorrem tanto na saúde como na doença.

Esta exposição mostra diferentes formas utilizadas pelos investigadores da Universidade de Aveiro para visualizar e representar estes acontecimentos. E são várias as técnicas que permitem tornar visível o que antes não era percetível (por exemplo a microscopia, eletroforese, modelação molecular, entre outras).

Os autores são Ana Gouveia, Ana Marote, Ana Rita Ferreira, Ana Sousa, António Calado, Carina Bernardo, Carolina Silva, Catarina Almeida, Daniela Ribeiro, Edgar Lopes, Fátima Camões, Gabriela Moura, Isabel Valença, Joana Rocha, Joana Serrano, Joana Vieira, Liliana Ferreira, Margarida Ferreira, Miguel Aroso, Paula Torres, Paulo Antas, Rui Vitorino, Sandra Rebelo, Sandra Vieira, Soraia Martins e Susana Olhero e os Curadores Catarina Almeida e Miguel Aroso