Fábrica das Ideias com programação especial no Dia da Mulher.

2019-03-07 15:45

Categoria: 

Concelho: 

A programação cultural do 23 Milhas celebra o Dia da Mulher com Ana Deus, Surma e Calcutá.

Ílhavo propõe uma programação especial na iniciativa “um ao molhe”. A convite do projeto de one man bands e do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, três mulheres assumem a primeira paragem do festival itinerante, celebrando a data em festa e consagração.

É no Convés da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a partir das 21h30.

Ana Deus é uma das artistas mais importantes da música portuguesa nas últimas décadas. Entre os Três Tristes Tigres e os Ban, as colaborações com Rádio Macau ou Dead Combo e, mais recentemente, os projetos Osso Vaidoso, Bruta e Ruído Vário, Ana Deus dispensa apresentações.

Sobe ao palco desta feita para interpretar “Colo”, onde loops de filmes alimentam a base sonora que acompanha textos ou canções quase a nascer.

Calcutá é o nome escolhido por Teresa Castro para compor e interpretar música a solo, destacando-se assim do outro projeto que integra, a banda Mighty Sands.

A solo, Teresa também canta em inglês e toca guitarra, mas enquadra-se numa estética diferente. As suas melodias e letras, levam-nos para o outro lado do Atlântico, para a terra dos westerns, para tempos a que só podemos aceder através de histórias, de memórias, de fantasmas.

Surma é um sucesso nacional e internacional. Antwerpen, o seu primeiro disco, é, foi já, só o princípio. Domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da eletrónica para o noise e levam a audiência para paragens mais ou menos incertas, em atmosferas desconhecidas, mas com muito prazer na viagem.

Antes do arranque dos concertos, Carlos Oliveira faz uma curta pré-apresentação do seu novo espetáculo “Criarei apenas o que não consigo imaginar”.

O coreógrafo está em residência artística na Fábrica das Ideias, onde partilhará parte do trabalho desenvolvido até agora, que incide na relação dos corpos com uma série de disposições de um conjunto de mesas.

A entrada no Um ao Molhe, projeto itinerante nacional da Antes Cowboy que Toureiro, é gratuito. Os concertos arrancam às 21h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.