Estarreja: Quintas de Cinema exibe o filme "A Tribo".

2017-04-27 07:20

Categoria: 

Concelho: 

“Quintas de Cinema”, em estarreja, com o filme “A Tribo”. Trata-se de um filme de língua gestual vencedor do Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2014 e do de Descoberta Europeia do Ano no European Film Awards.

Uma obra perturbante, poderosa, toda em língua gestual ucraniana, sem legendas, nem tradução. Um filme cru e violento sobre a exclusão social, com um elenco de atores surdos estreantes. Este filme marca a estreia de Myroslav Slaboshpytskyi, que o escreveu e realizou, em longas-metragens.

A longa–metragem conta a história do adolescente Sergey (Grigoriy Fesenko), um novo estudante no internato que percebe imediatamente que tem de provar que é digno de estar sob a proteção do líder do gangue da escola, para sobreviver ileso.

Após uma doutrinação de partidas inofensivas de iniciação e ritos, a nova turma de Sergey logo o introduz nas suas atividades comuns de roubo, suborno e prostituição. Se, inicialmente, assimila perfeitamente o seu novo papel na tribo, vai sentir-se comprometido quando se começa a apaixonar pela sua colega - e uma das acompanhantes do gangue - desencadeando uma sequência de eventos incrivelmente diabólicos.

Após o filme o espaço de debate estará aberto. Na conversa participará Rita Carmo, educadora de infância com formação em Língua Gestual Portuguesa.

Esta sessão é a quinta de uma série de conversas que vão decorrer na programação de cinema realizada pelo Cine- Clube de Avanca nas Quintas de Cinema.

As “Quintas de Cinema” são uma organização do Cine-Clube de Avanca com o apoio do Ica/Ministério da Cultura, Cine-Teatro e da Câmara Municipal de Estarreja.