Estarreja: Noite de cinema no CTE com filme sobre imigração.

2017-04-20 08:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Noite de cinema no Cineteatro de Estarreja. A sessão “Quintas de Cinema”, no CTE, exibe a longa-metragem “Estive em Lisboa e lembrei de você” de José Barahona.

O filme é uma co-produção luso-brasileira realizada por José Barahona e baseada no livro homónimo de Luiz Ruffato, um dos nomes de destaque da literatura contemporânea brasileira.

Um filme que aborda o tema da imigração. O filme conta a história de Sérgio, um modesto funcionário da Companhia Industrial de Cataguases, no estado brasileiro de Minas Gerais, sofre uma reviravolta na  sua  vida: a sua mulher enlouquece,  ele  perde  o  emprego  e  a  custódia  do  filho.

Decide emigrar para Lisboa, a conselho dos amigos,  em  busca  de  oportunidades  de  trabalho  para recompor a sua vida. Ao chegar, Sérgio é confrontado com a dura realidade da imigração; o dia-a-dia e o contraste cultural vão revelar um lugar diferente daquele com que sonhara.

Após o filme o espaço de debate estará aberto, uma conversa em torno do cinema e da imigração brasileira. Na conversa participará Maria Gabriela Benedeti, 28 anos, Brasileira. Estudante do Mestrado em Audiovisual Digital da Universidade de Aveiro que vive em Portugal há 7 anos.

Esta sessão é a quarta de uma série de conversas que vão decorrer na programação de cinema realizada pelo Cine- Clube de Avanca nas Quintas de Cinema.

As “Quintas de Cinema” são uma organização do Cine-Clube de Avanca com o apoio do Ica/Ministério da Cultura, Cine-Teatro e da Câmara Municipal de Estarreja.