Estarreja inicia programa dedicado ao samba.

2018-02-21 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja em dias dedicados ao samba. “Samba com Vida” está em linha com o antigo Troféu Nacional de Samba que se realiza no verão.

Evento internacional, entre 21 e 25 de fevereiro, é uma iniciativa é do Grupo Recreativo e Escola de Samba Trepa de Estarreja, nas comemorações do seu 30º Aniversário, com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja.

Workshops, palestras, concertos e Globos do Samba (prémios que distinguem o trabalho das Escolas de Samba e dos sambistas de Portugal que mais se destacaram ao longo de cada ano) são as atividades principais da iniciativa que contam com a presença de sambistas vindos do outro lado do Atlântico.

A organização explica que este é “um evento inovador e que aposta fortemente na componente formativa e partilha de conhecimentos, mas promove e incentiva o convívio num clima de festa e diversão! O Samba com Vida convida a passar um fim-de-semana diferente, com muita aprendizagem, convívio e diversão”.

Rodrigo Explosão, mestre de bateria, Squel Jorgea, porta-bandeira, Evelyn Bastos, rainha de bateria, e Leandro Vieira, carnavalesco, todos integrantes da Escola de Samba da Mangueira, e o intérprete da Tijuca, Tinga, irão marcar presença neste que será “certamente um dos maiores eventos relacionado com SAMBA realizados em Portugal e na Europa.”

A sessão de receção e boas-vindas aos artistas esta quarta-feira, dia 21, pelas 17h00, no Edifício dos Paços do Concelho, dará o início formal ao evento.

Para além da receção formal aos formadores brasileiros (sambistas de renome internacional), que irão ministrar workshops/palestras, e de Hélio Motta, representante da LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, este será também um momento para destacar a importância do intercâmbio cultural e da vertente formativa deste evento para o Carnaval de Estarreja e para os carnavais da Rede de Cidades do Carnaval da Região Centro (RCCRC).