Estarreja: Autarquia e Associação de Carnaval assinaram acordo que prevê reforço financeiro.

2017-12-15 11:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara Municipal de Estarreja e a Associação do Carnaval de Estarreja assinaram, esta sexta-feira, o protocolo de cooperação financeira, tendo em vista a organização da edição de 2018 daquele que é um dos eventos mais emblemáticos do município.

A autarquia assume outras responsabilidades, iniciando um novo modelo de gestão em sintonia com a ACE, de forma a garantir os meios financeiros, logísticos e humanos para uma eficaz e eficiente coorganização e gestão de todos os recursos.

Vai investir de forma direta 130 mil euros na associação do carnaval.

No âmbito do programa de reposicionamento e requalificação do Carnaval de Estarreja, 2018 será o ano de desenvolvimento da estratégia definida, implementando o plano de ação que conduzirá a um “novo conceito”. “É, pois, o momento de fortalecer o Carnaval de Estarreja enquanto demonstração cultural, artística e identitária do território”.

O novo modelo encerra “um significativo incremento orçamental”, seja ao nível das comparticipações aos grupos participantes, seja na criação de melhores condições.

O Carnaval, neste novo conceito, alarga a sua ocupação na cidade deslocando o seu núcleo central para o Parque Municipal do Antuã, que será transformado no Sítio do Carnaval e integrará várias valências, com uma vasta oferta da qual fazem parte os corsos carnavalescos e um programa complementar que integra concertos, espetáculos e espaços de atelier.

A festa de abertura do “Sítio do Carnaval” realizar-se-á no dia 3 de fevereiro de 2018; O Desfile Infantil realizar-se-á no dia 4 de fevereiro de 2018, numa parceria com os Agrupamentos de Escolas, IPSS, Associações de Pais e outras entidades do Município de Estarreja, que asseguram a participação dos figurantes neste corso carnavalesco; O Desfile das Marchas Luminosas realizar-se-á no dia 7 de fevereiro de 2018; O Desfile das Escolas de Samba realizar-se-á no dia 9 de fevereiro de 2018 e os Grandes Corsos Carnavalescos realizar-se-ão nos dias 11 e 13 de fevereiro de 2018.

O autarca, Diamantino Sabina, diz que era chegada a hora de mudar (com áudio)