Espetáculo “José Vianna da Motta” no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

2019-04-11 07:01

Categoria: 

Concelho: 

Espetáculo “José Vianna da Motta” no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Iniciativa realizada no âmbito dos 150 anos do aniversário do seu nascimento que incluirá uma Conferência por Elvira Archer (Curadora para a Música da Fundação Marion Ehrhardt) e um Recital de Canções de Câmara, por alunos da Classe de Canto de Isabel Alcobia.

Vianna da Motta estudou na Alemanha com uma bolsa que lhe foi concedida por D. Fernando II e pela Condessa de Edla. Foi um dos últimos alunos de Franz Liszt, tendo estudado igualmente, entre outros, com Carl Schäffer, Philipp Scharwenka e Hans von Bülow.

Ao longo da sua carreira de pianista concertista, deu mais de mil concertos por todo o mundo. Destacou-se no quadro dos mais distintos pianistas da sua época, tendo merecido aplauso unânime da crítica especializada.

Na Alemanha, foi-lhe concedido o título de "Hofpianist" (pianista da Corte) por Carlos Eduardo de Saxe-Coburgo-Gota. Em Portugal, foi distinguido com os títulos de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, de Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo e ainda com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

O concerto e a conferência decorrem esta quinta, a partir das 18h, na UA, no departamento de comunicação e arte.