Escolíadas arrancam para mais uma edição na Figueira.

2018-04-19 12:45

Categoria: 

Concelho: 

A 29.ª edição da iniciativa Escolíadas Glicínias Plaza tem início, esta sexta-feira, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Um projeto da Associação Escolíadas, que promove a Educação para as Artes, e que envolve mais de 26 agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios de três distritos da região Centro.

A competição arranca com as provas da Associação Diogo Azambuja (Escolas Profissionais de Montemor), do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz.

No sábado, também às 21h30, na segunda sessão, competem o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Colégio de Albergaria (Albergaria-a-Velha) e a Escola Secundária de Mealhada.

No domingo, às 17h00, a terceira sessão conta com a participação do Agrupamento de Escolas de Cantanhede, do Instituto Pedro Hispano (Soure) e da Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis (Coimbra).

Nas próximas semanas realizam-se as sessões dos Polos III e I na Casa da Cultura de Ílhavo e no Pavilhão Multidesportos de Viseu. As sessões de Ílhavo serão nos dias 27, 28 e 29 de Abril com escolas de Oliveira do Bairro, Colégio de Calvão, Agrupamento de Escolas José Estêvão, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Mira, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Escola Secundária de Vagos

Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Mealhada) e Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Esgueira).

Nesta 29ª edição, o projeto assiste mais uma vez a um crescimento no número de participantes e tem inscritos mais de 26 agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios.

O Escolíadas Glicínias Plaza é um projeto único em Portugal e na Europa, um concurso artístico interescolar, direcionado para o ensino secundário, que abrange os distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu.

As escolas participantes preparam provas na área do Teatro, Música, Dança, Artes Plásticas e Claque e competem entre si ao longo de várias sessões.

O projeto tem como objetivos promover a Educação para as Artes e valorizar a Arte como forma privilegiada para educar e fomentar e proporcionar experiências artísticas ao público-alvo que estimulem sinergias entre escolas, entidades artísticas e agentes locais.

As finais serão no teatro Aveirense no doas 18, 19 e 20 de Maio e a finalíssima no dia 2 de Junho na Casa da Criatividade em São João da Madeira.

A gala de entrega de prémios será no dia 9 de Junho.