Escolas de Viana recebem exposição sobre a vida a bordo dos dóris.

2018-05-02 20:50

Categoria: 

Concelho: 

O agrupamento de escolas de Viana recebe uma exposição sobre a temática marítima e inspira-se em figuras e documentos de Ílhavo.

Inauguração da exposição “Heróis que o tempo não apaga - Um dia a bordo de um lugre bacalhoeiro...”, esta quinta, às 15 horas, no Agrupamento de Escolas de Monserrate em Viana do Castelo.

Trata-se da única exposição nesta temática com a particularidade de ser itinerante. É composta por vinte e cinco painéis, de grandes dimensões, reunindo algumas das melhores fotografias da pesca do bacalhau à linha levada a cabo pela frota portuguesa nos mares gelados da Terra Nova e Gronelândia.

Foi inaugurada a bordo do navio-hospital GIL EANNES a 20 de maio de 2017, dia europeu do mar, estando desde janeiro do presente ano, a percorrer todos os agrupamentos escolares de Viana do Castelo, seguindo depois para outros pontos do país.

A sessão de abertura contará com uma apresentação da Fundação Gil Eannes, pelo comandante Lomba da Costa, seguida de uma breve dissertação pelo professor José Costa, autor do livro para crianças, “Uma viagem no tempo...”.

Será projetado o documentário “nos mares da memória - estórias de uma faina maior...”, contando com a presença de Rui Bela, realizador desta obra.

O evento permitirá a alunos e professores, desta escola vianense, “navegarem” através dos tempos e conhecerem um pouco da vida dos homens do mar na pesca do bacalhau.

Para terminar, o capitão Valdemar Aveiro falará na primeira pessoa, da sua experiência, como um dos protagonistas daquela que foi considerada uma das maiores epopeias levadas a cabo pelos portugueses - a Faina Maior.