Encerramento dos Festivais de Outono homenageia Vianna da Motta.

2018-11-28 08:15

Categoria: 

Concelho: 

O compositor Vianna da Motta, considerado um dos grandes vultos da história da música em Portugal, vai ser homenageado no Concerto de Encerramento dos Festivais de Outono, programa promovido pela Universidade de Aveiro (UA).

Em 2018, assinalam-se 150 anos do nascimento e 70 anos da morte do compositor.

Nascido a 22 de abril de 1868, em São Tomé e Príncipe e falecido a 1 de junho de 1948, em Lisboa, José Vianna da Motta ficou conhecido, sobretudo, pelas facetas de pianista, compositor, pedagogo e programador cultural, embora a sua atividade se tenha estendido a outros campos. Depois de concluídos os estudos no Conservatório de Nacional, em Lisboa, aos 14 anos (com apoio da corte) viajou para Berlim, onde se tornou um influente membro da Sociedade Wagneriana.

Foi um dos últimos pianistas a receber orientação de Franz Liszt. Desenvolveu carreira internacional como pianista e foi um dos poucos intérpretes do seu tempo a tocar a integral das Sonatas de Beethoven.

Foi professor de piano em Berlim, Genebra e no Conservatório Nacional, em Lisboa, onde chegou a ser diretor. Entre muitos outros, foi professor de Fernando Lopes-Graça e de Sequeira Costa, considerado o seu último aluno.

Vianna da Motta foi diretor musical da Orquestra Sinfónica de Lisboa entre 1918 e 1920.

Para além da “Abertura de D. Inês de Castro”, de Vianna da Motta, o programa do Concerto de Encerramento dos Festivais de Outono 2018 inclui ainda peças Richard Strauss e de Béla Bartók.

O concerto será interpretado pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com a participação das Orquestras de Sopros e Cordas do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA e de Joana Soares (na foto), no oboé. A direção está a cargo do maestro Luís Carvalho.

O concerto está marcado para esta quarta, a partir das 21h30, no Teatro Aveirense.

Será dirigido pelo maestro e professor da UA, Luís Carvalho, e nele participará a oboísta Joana Soares. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense.