Documentário “Nos Mares da Memória - estórias de uma faina maior..." apresenta história da pesca em 56 minutos.

2015-12-11 11:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Rui Bela estreia esta noite o documentário “Nos Mares da Memória - estórias de uma faina maior..." São cinco séculos de pesca do bacalhau em 56 minutos de imagens e documentos que resultam de uma investigação orientada por Valdemar Aveiro e Senos da Fonseca que colaboraram no guião. Apresentação, esta sexta, às 21h30, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Rui Bela lembra que de uma apresentação de um livro na Galiza nasceu a vontade de investigar e criar um documento. “Estava à espera de uma oportunidade e de motivação. O lançamento do livro ´Ecos do Mar do Norte` foi essa oportunidade porque me pediram para criar um pequeno documentário. Quando comecei a trabalhar nisso vi que valia a pena avançar para este trabalho. É o único documentário que fala de uma perspetiva histórica dessa odisseia mas também do ponto de vista prático”.

Senos da Fonseca diz que sendo juiz em causa própria acredita estar perante um documento que vai marcar a paisagem audiovisual sobre a pesca do bacalhau. “Não é por ter participado mas atrevo-me a dizer que marcará a um ponto alto nesta história que se tem abordado. Valdemar Aveiro tem sido figura de proa a tentar equacionar a pesca com factos reais e histórias que só ele sabe contar. Ele sabe intervalar problemas reais e momentos de descompressão. Este documentário é um documentário histórico. É difícil contar uma história de cinco séculos em 56 minutos e isso exigiu escolhas”.

Valdemar Aveiro, homem de mar e escritor que se tem dedicado à temática marítima, assume que se trata de um desafio especial que evoca a epopeia do bacalhau (com áudio).