"Desafios do mar Português" aborda o tema "História Trágico-Marítima".

2017-10-12 11:49

Categoria: 

Concelho: 

A VI edição do seminário “Desafios do Mar Português”, a decorrer a 21 de outubro de 2017, por ocasião do 16º Aniversário da Ampliação e Remodelação do MMI, será dedicada ao tema “História Trágico-Marítima”.

Conta com a parceria do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, e do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa.

Nesta edição pretende-se mais uma vez, em articulação com as mais diversas instituições e comunidades de público, continuar a difundir momentos de educação informal e construção cívica em torno das temáticas marítimas.

Com a temática da História Trágico-Marítima, vista através da literatura, da arte e da história, procura-se revisitar uma visão fatídica e promover uma reflexão profunda sobre o relacionamento da sociedade com o mar e o tema intemporal das tragédias marítimas.

Este seminário reúne os melhores especialistas da literatura, da arte e da história. Através da abordagem das raízes desta narrativa central da cultura marítima e das suas abordagens contemporâneas, propõe-se uma reflexão sobre o relacionamento de Portugal com o mar e um debate sobre esse tema intemporal da tragédia marítima.

Uma visita guiada à exposição História Trágico-Marítima e uma mesa-redonda sobre a tragédia dos refugiados e o papel da Marinha Portuguesa destacam-se no programa.

A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição até 19 de outubro, através do email ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt.