Convívio assinala inauguração de melhoramentos na capela da Senhora da Alegria.

2018-08-15 09:02

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro inaugura, esta quarta, os melhoramentos efetuados pela União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz no Largo da Capela da Senhora da Alegria.

Além da nova rampa de acesso à Capela, reforço da rede de iluminação pública e de rega, pintura dos muros – dando assim mais relevo aos azulejos de Zé Augusto, de anterior intervenção –, aplicação de placa toponímica, também o exterior do templo foi pintado e a vegetação existente nos muros intervencionada.

Na cerimónia, às 15h30, Ribau Esteves inaugura os melhoramentos realizados e, às 16 horas, no interior do templo, o Pároco da Vera-Cruz celebrará a Eucaristia da Assunção de Nossa Senhora.

A terminar, às 17h, no Largo, haverá um convívio para a população em geral, servindo-se pernil no espeto, ao som da música de Carlos Pinto.

De traço manuelino e datada do século XVI, é ainda visível o arco ogival do transepto. Em 1554 a capela-mor foi revestida com azulejos sevilhanos, tendo sido reformado o corpo da igreja e o portal.

Na centúria seguinte foi construído o retábulo principal e o púlpito, em estilo maneirista, sendo o revestimento azulejar de fabrico lisbonense. No século XVIII foram colocados os retábulos colaterais e o teto de madeira.

A capela, de planta rectangular com arco ogival manuelino, apresenta corpo e portal quinhentista do período da renascença.