Confrarias de Aveiro, Viseu, Guarda e Salamanca criam "Via Gastronómica".

2016-06-23 09:58

Categoria: 

Concelho: 

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, a Confraria Gastronómica do Dão, de Viseu, a Confraria Ovelhã da Guarda e a Cofradía del Jamón de Guijuelo (Salamanca) promovem um evento intitulado “Via Gastronómica” que na primeira edição reúne as confrarias na Região de Aveiro. A primeira edição é este sábado com visita ao Farol da Barra, Museu Marítimo de Ílhavo e Museu de Aveiro.

O programa inclui a tertúlia “Gastronomia e Turismo – experiência e destino”, moderada pelo Jornalista Júlio Magalhães, onde estarão presentes responsáveis políticos, da área do turismo e da culinária. Esta atividade será realizada anualmente e de forma rotativa, entre as quatro cidades, e tem por objetivo “contribuir para reforçar vontades e unir esforços na valorização da gastronomia como vantagem turística associada a esta rota”.

O Chanceler Mor da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, Sérgio Ribau Esteves, lembra que o eixo da A25 é da maior importância para o desenvolvimento nacional com reflexos na economia e nos fluxos de pessoas e bens que marcam este itinerário como sendo a principal “porta de entrada” de Portugal.

“É com base na valorização da gastronomia como uma das vertentes turísticas, considerando a importância estratégica do eixo Aveiro, Viseu, Guarda, Salamanca, e ambicionando a promoção e divulgação das regiões a ele associadas como destinos diferenciadores, que a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro em parceria com a Confraria Gastronómica do Dão, de Viseu, da Confraria Ovelhã da Guarda e Cofradía del Jamón de Guijuelo (Salamanca), decidiram contribuir para a valorização desta via de ligação, desenvolvendo para o efeito o evento intitulado Via Gastronómica”.