Concerto no Museu de Santa Joana evoca entrada de Santa Joana no Mosteiro de Jesus.

2017-08-04 07:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Concerto no Museu de Santa Joana. Esta sexta presenças de Samuel Marques (clarinete) e Dana Radu (piano) em espetáculo às 19h00.

Trata-se de um recital no qual se evocam as efemérides da entrada de Santa Joana no Mosteiro de Jesus e o milagre do “cometa”, o Foral de Aveiro e o milagre da Senhora da Escadinha (atual Sé).

O repertório será de música clássica, com música de compositores como Claude Debussy, Johannes Brahms, Jean Françaix e George Gershwin, fazendo assim uma rápida viagem por algum do repertório mais importante para clarinete e piano, da Europa do século XIX aos EUA do século XX.

O clarinetista é natural de Aveiro e foi no Conservatório de Música da cidade que iniciou os seus estudos musicais. Após a licenciatura na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, rumou a Nova Iorque, onde concluiu um Mestrado em Performance Musical e uma Pós graduação em Ensino Musical. Atualmente de novo a residir na região de Aveiro, desenvolve atividade como docente em várias instituições da zona, paralelamente à atividade contrapontística, a qual engloba, a título de exemplo, colaborações regulares com a Orquestra Gulbenkian (Lisboa).

A pianista, Dana Radu, natural da Roménia, é neste momento a pianista da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo (Brasil), posição de grande prestígio, sendo a sua presença em concerto em Aveiro uma oportunidade única.