Concerto com 187 vozes evoca Mártires da Liberdade.

2015-05-14 21:13

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe, este sábado, um espetáculo com 187 vozes que irão evocar os aveirenses mártires da liberdade. Com este Concerto ao Vivo comemora-se o 187º aniversário da Revolução de 16 de maio de 1828, lembrando os aveirenses que sacrificaram a vida por Portugal e ficaram conhecidos como “Mártires da Liberdade”.

O concerto, com a participação da Orquestra das Beiras, inserido nas Comemorações do Feriado Municipal está marcado para sábado à noite na escadaria e plataforma do Edifício Fernando Távora, como grande anfiteatro para o público, mas também na Zona Histórica da Cidade que envolve a Praça de Melo Freitas (local do monumento evocativo) e envolvente da Ponte de Praça e Rua de João Mendonça.

O concerto envolverá 187 vozes provenientes de vários coros locais que se associaram à iniciativa. Estarão presentes o Coro do Conservatório Calouste Gulbenkian, o Graduale – Música Sacra de Aveiro, o Coro Voz Nua, o Coral Polifónico, o Coro da Vera Cruz, o Coro de Santa Joana, o coro do DECA – Departamento de Comunicação e Arte, a Tuna Feminina, Tuna Universitária, o Coro de S. Pedro de Aradas e o Coro da Academia de Saberes. A direção artística do Coro e da Orquestra Filarmonia das Beiras será do Maestro António Vassalo Lourenço.

A anteceder o concerto coral será deposta uma coroa de flores no obelisco erigido pelo Clube dos Galitos na Praça Joaquim de Melo Freitas. Ato que serve de homenagem à ação destas personalidades e à coragem que distingue a cidade de Aveiro na história nacional.