Conceição Oliveira inaugura mostra de pintura e apresenta obra literária na Murtosa.

2015-10-06 11:35

Categoria: 

Concelho: 

O Arquivo Municipal da Murtosa recebeu o lançamento do livro “Da Raiz (transparências)”, da poetisa aveirense Conceição Oliveira, e em simultâneo, recebe uma exposição de pintura, que mostra a faceta de artista plástica da autora e que ficará patente ao público até ao dia 30 de outubro.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha, abriu a sessão, afirmando a satisfação do Município “em acolher tão relevante evento cultural” e realçando a vontade, manifestada pela poetisa, de mostrar a sua obra na Murtosa, terra com a qual tinha fortes afinidades afetivas. Elogiou ainda a multiplicidade criativa da Professora Conceição Oliveira, lembrando que era “a primeira vez que o Arquivo acolhia, ao mesmo tempo, duas abordagens artísticas de um mesmo criador”.

A apresentação da obra esteve a cargo de Lurdes de Castro Moutinho, da Universidade de Aveiro, que realçou “a omnipresença do elemento água na escrita da autora”, evidência da “forte umblilicalidade com a Ria de Aveiro”.

A autora manifestou-se sensibilizada com a presença de público e com a abertura do Município da Murtosa. Ofereceu à autarquia 44 livros, com poemas de sua autoria, que irão para a Biblioteca.