Companhia Olga Roriz instala-se no CCI para espetáculo "Antes que matem os elefantes".

2016-04-14 11:20

Categoria: 

Concelho: 

Abril e Maio serão meses de oficinas de dança e no dia 29 de Abril, Dia Mundial da Dança, Olga Roriz estreia no Centro Cultural de Ílhavo o novo espetáculo “Antes que matem os Elefantes”. Esta apresentação resulta do trabalho de coprodução entre a Companhia Olga Roriz e o Centro Cultural de Ílhavo.

“Por onde reabrir caminho, qual o tema, a terra, o objetivo? À procura de nós, dos nossos detritos.
Em frente... sempre em frente não olhar para trás. Olhos fechados sem querer pensar, o frio, o medo do frio, a fome.
Ali em lugar nenhum, lugar perdido, duro, rasgado.
Ali, o lugar da ânsia do desconhecido. Memórias de estômago vazio.
A escuridão, o corpo colado a outro corpo e a outro e a outro...
O filho de encontro ao peito, cobertor às costas e malas, sacos, bonecos, entre uma outra pequena mão de carne e osso. Pés devastados, pisados de cada poeira. As pedras...
O céu espesso, um céu aberto e a cabeça a estalar. Já não se sabe da dor, já se perdeu a ira.
A dúvida, a insegurança e a pequenez cansa.
Perdido o mínimo poder, perdida a dignidade, cansa.
Demolida a última réstia de humanidade, cansa.
E porquê eu?” é desta forma que a coreógrafa escreve sobre a nova produção.

Antes desse momento haverá duas Oficinas de Dança Contemporânea que serão realizadas no Centro Sociocultural da Costa Nova. Uma das oficinas é dedicada a estudantes de dança e a bailarinos e outra é dirigida a toda a comunidade.

A Oficina de Dança para bailarinos, profissionais e estudantes de dança (M/15 anos), realiza-se nos dias 23 e 24 de abril, sábado e domingo, das 15h00 às 18h00, e foca-se no apuramento da consciência do movimento, no sentido de criar um corpo saudável, virtuoso e versátil.

Orientada por Bruno Alves, a oficina terá uma primeira parte focada na consciência corporal, com exercícios que ajudarão o bailarino a perceber como trabalhar o corpo de forma mais eficiente. Na segunda parte serão exploradas técnicas, que contribuem para uma melhor postura, promovem a prevenção de lesões e uma maior amplitude de movimentos do tronco.

Também no Centro Sociocultural da Costa Nova, de 30 de abril a 3 de maio, a Companhia Olga Roriz realiza uma Oficina de Dança aberta a toda a comunidade (M/16 anos).