Coleção de obras de arte de Serralves serão exibidas em Aveiro.

2018-09-03 14:26

Categoria: 

Concelho: 

O Museu de Santa Joana, em Aveiro, exibe a partir de 12 de Setembro obras da coleção de Serralves.

A exposição “Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa”, que vai apresentar um conjunto de obras provenientes da Secretaria de Estado da Cultura em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (desde a criação da Fundação de Serralves) e na Câmara Municipal de Aveiro, tem abertura às 17h.

Esta exposição demonstra a importância que a pintura e a escultura tiveram ao longo das décadas de 1960 - 80 na renovação das linguagens artísticas em Portugal.

As obras escolhidas atestam os diversos níveis de diálogo e confluência formais que os artistas portugueses souberam estabelecer entre si e com o contexto internacional a partir do pós-guerra.

O acervo proveniente da SEC foi um dos primeiros a integrar a Coleção de Serralves cimentando uma presença dos artistas portugueses e orientando futuros reforços de obras dos mesmos artistas, com bases para a consolidação do âmbito cronológico na contemporaneidade e nos diversos eixos temáticos a ela associados.

Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Das obras que chegarão a Aveiro, vindas de Serralves, contam-se vários artistas conceituados, tais como, Manuel Baptista, Eduardo Batarda, René Bertholo, Pedro Cabrita Reis, António Campos Rosado, Alberto Carneiro, José de Carvalho, Lourdes Castro, José Pedro Croft, António Dacosta, José de Guimarães, Fernando Lanhas, Álvaro Lapa, José Loureiro, Jorge Martins, Graça Morais, António Palolo, Júlio Pomar, Paula Rego, Joaquim Rodrigo, Manuel Rosa, António Sena, Nikias Skapinakis, Ângelo de Sousa e João Vieira.

Relativamente a obras da coleção SEC em Aveiro e que vão integrar a exposição, será possível ver trabalhos dos artistas, Joaquim Bravo, Charters d’ Almeida, Julião Sarmento, Noronha da Costa, Pedro Calapez e Vieira da Silva.

“A CMA continua assim a cumprir um dos importantes objetivos delineados, aquando da adesão à Fundação Serralves e ao seu Conselho de Fundadores, que aconteceu no passado mês de dezembro, a possibilidade de diversificar a oferta cultural e atrair novos públicos para Aveiro”, afirma nota da autarquia sobre a exposição.