Clash em exibição no Teatro Aveirense.

2017-11-21 08:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Filmes das Nossas Terças apresenta “Clash”.

Obra de Mohamed Diab que foi o filme de abertura da secção Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2016.

O realizador que ficou conhecido no seu país como um revolucionário desde a sua primeira longa-metragem (Cairo 678) regressa com um filme que esteve 4 anos para ser terminado e que tem um ritmo infalível.

O filme desenrola-se totalmente dentro de uma carrinha da polícia durante os protestos de rua que assolaram o Egipto em 2013, dois anos após a revolução, enquanto uma multidão se manifesta nas ruas.

Um cenário de guerra civil entre manifestantes e apoiantes da Irmandade Muçulmana, um conflito que perdura e na maior das hipóteses, perdurará durante longos anos. Nessa carrinha que estão detidas, sob um calor abrasador, várias pessoas dos dois lados do conflito, sem água nem acesso a cuidados sanitários – algumas, como um repórter e um fotógrafo, acusadas de pertencerem à Irmandade Muçulmana, que o exército tinha acabado de depor.

Como habitual o público poderá assistir a uma curta-metragem. Nesta sessão será exibida a animação “Foi o Fio” de Patrícia Figueiredo.

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal) e estão à venda nos locais habituais.