Ciclo de encontros da Comunidade de Leitores no Concelho de Ílhavo começa na quinta-feira.

2017-01-11 16:03

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Arranca esta quinta-feira o ciclo de encontros da Comunidade de Leitores no Concelho de Ílhavo.

Aposta numa atividade de promoção do livro e da leitura dedicada aos autores locais que começa com a obra 'A rua suspensa dos olhos', de Ábio de Lapara.

As sessões decorrem entre as 21h00 e as 23h00, no Polo de Leitura da Gafanha da Nazaré/Fábrica das Ideias.

O objetivo das sessões é "partilhar o prazer da leitura com outros leitores, descobrindo e confrontando pontos de vista dos participantes sobre o que leram", é referido em comunicado de imprensa.

Ábio de Lápara é o pseudónimo literário de José António Bóia Paradela, que nasceu em Ílhavo. Foi serralheiro civil e embarcadiço na pesca do bacalhau, até aos dezoito anos. Foi, depois, Bolseiro da Fundação Gulbenkian durante cinco anos, tendo-se formado em Arquitetura.

Entrevistado na Rádio Terra Nova por Isabel Almeida, o autor não escondeu que as "ligações de proximidade" eram "o encanto da vida comunitária". (com áudio)

O encontro da Comunidade de Leitores será moderado por Inês Vila e Zita Leal.

Segue-se a 9 de Fevereiro o livro 'Quase feliz', de Catarina Resende e a 9 de Março 'Vista Alegre – Memórias do Reino do Rio', de Manuel Morgado. O dia 6 de Abril será dedicado a 'Estórias sem história', de Marques Leal. O dia 11 de Maio é para 'Diabos, santos e outras criaturas', de Francisco Menezes. A 12 de Outubro 'Até que o mar nos separe', de Maria José Santana e a 9 de Novembro 'Amores de Ria', de José Barreto.