Ciclo “Arquitetura na Universidade de Aveiro: a obra e o tempo” abre com Adalberto Dias.

2019-09-27 10:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O ciclo “Arquitetura na Universidade de Aveiro: a obra e o tempo” abre com Adalberto Dias.

“É uma construção espartana na implantação, na tipologia e nos espaços, toda revestida a tijolo maciço aparente, em respeito da marca construtiva da Universidade de Aveiro”.

Assim consta da descrição que o autor do projeto, Adalberto Dias, faz da sua obra no campus da Universidade de Aveiro.

É com este arquiteto e professor da chamada “Escola do Porto” que começa, a 3 de outubro, o ciclo “Arquitetura na Universidade de Aveiro: a obra e o tempo”.

Trazer a comunidade, de dentro e de fora da Universidade de Aveiro, para tomar contacto in loco com a exposição permanente da arquitetura contemporânea que são os campi da UA é o objetivo do ciclo que a academia aveirense inicia.

Mais que dar a conhecer, pretende-se abrir os edifícios, desenhados por alguns dos mais notáveis arquitetos portugueses contemporâneos, à comunidade, iniciando assim um ciclo de intervenções abertas relativas aos edifícios e à sua manutenção. O ciclo designa-se “Arquitetura na Universidade de Aveiro: a obra e o tempo”.

A primeira sessão do ciclo será com o arquiteto Adalberto Dias, também professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, autor das residências para estudantes no campus de Santiago e no Crasto.

A tertúlia seguida de visita guiada às residências de Santiago está agendada para 3 de outubro, no auditório Renato Araújo (Reitoria da UA), a partir das 10h30.