“Celebramos aqui no Museu que constitui para nós motivo de celebração também porque a governação foi entregue ao Município” - Capão Filipe.

2015-08-05 10:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A celebração dos 500 anos de outorga do Foral concedido por D. Manuel a Aveiro permitiu um tempo de balanço. Ribau Esteves diz que esse balanço é positivo e dá energia para trabalhar pelo futuro. O autarca falava na cerimónia de ontem no Museu de Aveiro para salientar esse trajeto feito de conquistas ao longo dos anos.

“Queremos honrar passado e história feita de tudo o que o homem é capaz de fazer e sempre com balanço positivo. Queremos somar energias para preparar melhor a chegada dos que vão nascendo”.

Capão Filipe abriu a cerimónia. O vereador da Cultura falou em momento especial que celebra Aveiro como “valor superior” num Museu que hoje é gerido pelo Município. “Celebramos aqui no Museu que constitui para nós motivo de celebração como símbolo da nossa identidade cívica, cultural e religiosa mas também porque a governação foi entregue ao Município. Com maior intensidade vivemos este evento”.

Maria Helena da Cruz Coelho, uma das autoras da obra “O Foral de D. Manuel a Aveiro: uma memória de 500 anos”, destacou o papel do Município na construção da identidade nacional. “O passado de Aveiro compõe o passado histórico de Portugal. Os aveirenses, comprometidos no seu laborioso quotidiano de trabalho, continuarão a construir a identidade da sua terra e a identificação de um país”.

Noite dedicada à história de Aveiro com direito a recriação (com áudio).