Carnaval de Estarreja ultima pormenores para a folia no final do mês.

2016-01-13 09:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Contagem decrescente para o Carnaval de Estarreja. A tradição remonta ao final do século XIX e continua viva em pleno século XXI. O programa oficial dos festejos carnavalescos abre no dia 31 de janeiro e termina a 9 de fevereiro, terça-feira de Carnaval.

Os cortejos são caracterizados pela diversidade de 5 escolas de samba e dos 8 grupos de folia, que desde há uns meses trabalham para apresentar um espetáculo de cor, criatividade, ritmo e animação, nos desfiles principais marcados para os dias 7 e 9 de fevereiro. O valor do bilhete de entrada mantem-se (5€), e as crianças até aos 12 anos não pagam.

Dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país, o Carnaval em Estarreja movimenta mais de dois milhares de figurantes nos corsos infantil e adulto que percorrem o centro histórico da cidade, num ambiente de folia, levando a Estarreja dezenas de milhares de pessoas.

Os 15 grupos do Carnaval Infantil saem para a rua a 31 de janeiro, domingo, com entradas gratuitas. Também com entradas livres, Estarreja vive na noite de 3 de fevereiro, quarta-feira, uma das suas manifestações populares mais enraizadas, as Marchas Luminosas. O desfile noturno das Escolas de Samba, no dia 5, sexta-feira, (5€ bilhete, com acesso gratuito às bancadas até a sua lotação) é também um ponto forte da programação.

Como sempre, a folia prolonga-se pela noite dentro. Na Praça Francisco Barbosa, no dia 29 de janeiro, sexta-feira, atua Quim Barreiros. No dia seguinte (30 janeiro) há a apresentação dos sambas-enredo das cinco escolas de samba. Durante 8 noites, não faltará animação no entrudo estarrejense (festas dias 3, 5, 6, 7, 8 e 13 de fevereiro).

A tradição carnavalesca em Estarreja remonta ao final do século XIX. Dessa altura chegam arquivos sobre as "Batalhas das Flores", alegres cortejos da época carnavalesca com carros alegóricos decorados que, sob o patrocínio de algumas firmas e famílias locais, desfilavam pelas ruas de Estarreja.