Carlos Herdeiro na Fábrica da Ciência para falar de ondas gravitacionais.

2017-11-20 07:08

Categoria: 

Concelho: 

Carlos Herdeiro, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, vai estar na Fábrica da Ciência para falar sobre a deteção de ondas gravitacionais.

Nesta palestra será abordada uma previsão teórica controversa, uma experiência impossível, desenvolvimentos técnicos extraordinários e, finalmente, a sinfonia e os diálogos cósmicos que estão à espera de ser ouvidos e os enigmas que poderão esclarecer.

Pela sua contribuição para estas deteções, Kip Thorne, Rainer Weiss e Barry Barish receberam o prémio Nobel da Física de 2017. Sessão às 12h.

Carlos Herdeiro é licenciado em Física/Matemática Aplicada pela Universidade do Porto (1996) e obteve o Mestrado (1997) e Doutoramento (2001) pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). Fez a agregação na Universidade de Aveiro (2012).

Foi investigador e docente nas universidades de Stanford (EUA) e Porto, entre 2001 e 2010, ano em que se juntou ao corpo docente da Universidade de Aveiro, onde fundou o grupo de gravitação - Gr@v.

A sua atividade de investigação tem-se focado na gravitação relativista, em particular no estudo de buracos negros e cosmologia, tópicos em que é autor de mais de uma centena de artigos em reconhecidas revistas internacionais e em que liderou duas redes internacionais financiadas pela União Europeia, para além de vários projetos nacionais.

É frequentemente convidado para comunicar o seu trabalho por todo o mundo, tendo apresentado mais de 150 seminários científicos em mais de 30 países.