Campus Jazz: Última noite com anúncio do vencedor do concurso internacional de ensembles e concerto com Mário Delgado.

2023-06-15 10:38

Categoria: 

Concelho: 

O Festival de Jazz da Universidade de Aveiro encerra, esta sexta, a programação de 2023 com o anúncio do vencedor do concurso internacional de ensembles.

Os ensembles Duarte Ventura Quinteto, Rute, André Pizarro Pepe e Pedro Molina Quartet, candidatos ao Concurso Internacional de Jazz, apresentaram-se, ontem, na UA, nas apresentações finais.

O Concurso Internacional de Jazz da UA, que este ano tem o apoio da Antena 2 (RTP), tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem em Portugal e noutros países.

O júri é composto por Ana Paula Sousa, Abe Rábade, Joana Espadinha, João Mortágua e Jorge Castro Ribeiro (presidente).

Há prémios para Melhor Ensemble, Melhor Composição Original e Melhor Arranjo Original.

O evento de entrega de Prémios do 3º Concurso Internacional de Jazz da UA está marcado para a noite desta sexta, às 21h30, na Alameda da Universidade de Aveiro, e conta com o concerto com Mário Delgado (na foto) que apresenta ''Filactera'', álbum de originais assinado em nome próprio e que, agora, é revisitado.

Tratou-se de um projeto para o qual o guitarrista convocou a memória e o universo da banda desenhada.

Às pranchas da nona arte foi buscar o nome para este trabalho (filactera é o balão associado às personagens na banda desenhada e pelo qual comunicam entre si).

Em 2022, surgiu uma nova convocatória para celebrar os 20 anos de “Filactera”, nome de projeto, na qual Mário Delgado, acompanhado por Alexandre Frazão (bateria), Carlos Barretto (contrabaixo), Desidério Lázaro (saxofone) e Rúben da Luz (trombone), revisitou a banda sonora que compôs para cada espaço mágico compreendido entre uma e outra quadrícula de banda desenhada.

Para além de grandes elogios pela crítica especializada, “Filactera” foi considerado um dos melhores discos do ano pelo periódicos Expresso e Blitz; continuando a ser, para muitos críticos de Jazz português, um dos melhores discos de sempre.

 

Foto: Tiago Fezas Vital