Câmara de Estarreja evoca memória de Joaquim Lagoeiro.

2016-01-09 09:55

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Estarreja promove a exposição retrospetiva sobre a vida e obra de Joaquim Lagoeiro (1918-2011) na Biblioteca Municipal. A inauguração está agendada para este sábado, às 16h, à qual se seguirá a sessão “Gentes da nossa Terra...” sobre Joaquim Lagoeiro, às 16h30, com a presença de familiares e a filha do escritor veirense, Dulce Costa Pereira. Uma iniciativa inserida na programação de janeiro da Biblioteca Municipal de Estarreja.

Joaquim Lagoeiro, distinguido com a Medalha de Mérito Municipal de Estarreja em 2006, publicou mais de 2 dezenas de obras e é um dos valores do romance português da segunda metade do séc. XX. Com mais de 60 anos de vida literária, deixou uma bibliografia onde não só se contam romances, mas também contos e novelas, literatura infantil (apresentação de Estórias Pequeninas em 2008), crónicas e poesia.

Nascido a 2 de setembro de 1918, em Veiros, foi criado em terras marinhoas, que lhe serviram de inspiração. Faleceu a 11 de março de 2011, aos 92 anos. Tinha acabado de rever “Português sem mestre III”, a sua última criação.

Na edição número 5 da Revista Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja publicou aquele que se julga ter sido o seu último texto, datado de 31 de janeiro de 2011, e dedicado a João Carlos de Assis Pacheco Pereira de Melo, que Joaquim Lagoeiro considera o “Fundador de Estarreja”.