Câmara de Aveiro lança duas “Open Calls” para Residência e Criação Artística relacionadas com o festival “Prisma” e o “CreArt”.

2019-08-22 09:20

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro lança duas “Open Calls” para Residência e Criação Artística relacionadas com o festival “Prisma” e o “CreArt”.

Dois momentos considerados relevantes pela integração de redes internacionais e pela candidatura a capital europeia da cultura em 2027.

“Calls” que apelam a participação da comunidade, “posicionando a Cultura e a Criatividade no centro da vida social, educativa, económica e urbana, abrindo-se à Europa e ao Mundo”.

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro, com a curadoria da “ARTshifters” tem aberta uma convocatória para uma Residência Artística destinada a artistas nacionais nas áreas das artes visuais, design, animação ou instalação interativa digital.

Os artistas irão trabalhar na “VIC // Aveiro Artshouse” para produzir uma obra de arte, física ou digital, que recrie a identidade tradicional de Aveiro, tendo em conta a sua posição e projeção na Europa.

A obra irá ser apresentada no novo evento da CMA com direção executiva do Teatro Aveirense, denominado Prisma – Art Light Tech, que se estreará na Cidade dos Canais nos dias 11 e 12 de outubro, assumindo a luz como o seu elemento central. a sua matéria prima de base para ser moldada pela arte.

A convocatória está aberta a artistas nacionais ou que vivam e trabalhem em Portugal e deverá ser feito até ao próximo dia 8 de setembro, através do e-mail: vic@aveiroartshouse.com.

O Prisma decorre a 11 e 12 de Outubro e está integrado numa semana dedicada à tecnologia que vai acontecer de 7 a 13 de outubro em Aveiro e que junta ainda o Criatech (7-13OUT) e o Techdays (10-12OUT).

O evento combina várias instalações de arte contemporânea que incluem projeções, instalações e obras de som e luz e irá decorrer em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de renome internacional.

O Prisma virá fortalecer um ambiente inteligente para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com base na cooperação entre criativos, estudantes, artistas e empresas.

No âmbito da participação do Município de Aveiro no projeto CreArt 2 – Rede de Cidades para a Criação Artística - está aberta a “Open Call” para uma residência artística que contará com a participação de 3 artistas visuais provenientes das cidades parceiras do projeto.

Sendo 2019 ano de realização da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro e celebrando-se três décadas da realização deste evento central da cultura local, a organização quis orientar a residência para esta área artística.

A Curadora escolhida é a Madina Zinganshina, (artista residente em Aveiro), curadora independente e promotora do projeto Art-Map, cuja edição piloto foi organizada com o Museu da Cidade de Aveiro.